quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Coluna Pinga-Fogo: Fred Gadelha e Beto Gadelha discutem na rádio Nova FM

O relacionamento do prefeito de Goiana, Fred Gadelha, com o seu primo e vereador do município, Beto Gadelha, azedou de vez. Hoje (31), último dia do ano, os dois protagonizaram no programa Comunidade em Movimento, da rádio Nova FM, uma áspera discussão que está repercutindo demais no meio político.

Dando seguimento a uma série de participações de vereadores no referido programa, estava marcada para hoje uma entrevista com Beto Gadelha. O intuito da série de entrevistas com os parlamentares era o de prestar contas do trabalho desempenhado em 2014 e projetar os desafios do ano vindouro para o município.

Em sua explanação sobre o trabalho que vem desempenhando na Casa José Pinto de Abreu, Beto Gadelha citou algumas investigações que vem realizando sobre a atual administração. As afirmações do parlamentar motivaram o prefeito do município a participar ao vivo do programa por telefone.

Fred acusou o primo de se autopromover com inverdades. Beto por sua vez chamou o prefeito para um debate e teve o convite prontamente recusado. Os dois terminaram discutindo por alguns minutos e não chegaram a qualquer entendimento comum.

O Blog do Felipe Andrade disponibiliza para o seus leitores, com total exclusividade, o áudio do momento exato em que Fred participa ao vivo, por telefone, da entrevista com Beto. Confira:

Áudio: Fred Gadelha e Beto Gadelha discutem na rádio Nova FM

Não é a primeira vez - O clima entre os dois primos já não vem bem desde um bom tempo. Durante a audiência pública sobre segurança, realizada na Câmara Municipal, no dia 10 de dezembro, os dois já haviam discutido asperamente. Parece que o bom relacionamento demonstrado pelos dois em tempos de campanha eleitoral ficou mesmo no passado.

Educação na mira da CPI - A licitação do transporte escolar realizada pela Secretaria Municipal de Educação, foi abordada pela vereadora Olga Sena, que é relatora da CPI da Câmara, durante entrevista concedida ao programa Comunidade em Movimento, ontem (30). A parlamentar citou algumas irregularidades que segundo a mesma teriam sido constadas pelo Tribunal de Contas. Olga afirmou que irá investigar a fundo a referida licitação para incluir no relatório final da CPI.

Direito de resposta - O secretário de Educação, Horácio Reis, diante das declarações feitas pela vereadora Olga Sena, requisitou o seu direito de resposta. No início do mês de janeiro o mesmo deverá conceder uma entrevista ao programa Comunidade em Movimento. O secretário afirmou que irá esclarecer todos os temas levantados pela parlamentar

Mais participação popular - Os vereadores Beto Gadelha, Zilde Barbosa e Olga Sena, que estiveram recentemente concedendo entrevistas a rádio Nova FM, bateram na mesma tecla. Todos eles fizeram apelos para que a população participe mais das sessões da Câmara Municipal. Segundo os referidos parlamentares, a presença popular inibiria algumas ações da base governista.

Humor: Bug na TV faz previsões para 2015

Brasil tem mais de 202 milhões de habitantes, diz IBGE

O Brasil tem, atualmente, uma população de mais de 202 milhões de habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi divulgado hoje (30) no Diário Oficial da União. Em números absolutos, são 202.768.562 de pessoas, cerca de 12 milhões a mais do que o registrado pelo instituto no censo de 2010, representando um acréscimo de 5,9%.

A Região Sudeste é a mais populosa, com 85,1 milhões de habitantes. A região menos populosa é a Centro-Oeste, com 15,2 milhões de pessoas. A Região Norte tem 17,3 milhões de pessoas, enquanto o Nordeste tem 56,1 milhões. Já a Região Sul conta com 29 milhões de habitantes.

São Paulo é o estado mais populoso entre os 26 da federação e o Distrito Federal, com 44 milhões de habitantes. Roraima é o menos populoso, com 496,9 mil habitantes. Apesar de ter o menor território entre as unidades da Federação, com 5,7 mil quilômetros quadrados, o Distrito Federal contabiliza 2,8 milhões de habitantes.


As estimativas do IBGE são usadas para cálculos de indicadores econômicos como censos e também servem como parâmetro para a distribuição do Fundo de Participação dos Estados. O fundo é um repasse feito pela União de parte do dinheiro arrecadado com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Renda.

Passou na TV: Acidentes com queima de fogos são motivos de preocupação para médicos



O último dia do ano se aproxima e, como manda a tradição, é sempre recebido com uma queima de fogos. O problema é que acidentes podem acontecer e preocupa médicos. Na virada de ano de 2013 para 2014, treze queimados deram entrada no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. Quatro deles foram vítimas de fogos de artifício.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Oposição quer derrubar pacote que limita benefícios

A oposição vai tentar derrubar no Congresso as medidas provisórias que serão editadas pelo governo federal com regras que devem reduzir o pagamento de benefícios a beneficiários do INSS. 

Congressistas do DEM e PSDB criticaram as medidas ontem (29) e acusaram a presidente Dilma Rousseff de "mentir" para os brasileiros ao negar, na campanha eleitoral, que tomaria medidas contrárias aos trabalhadores.

As medidas devem encontrar resistência, inclusive, entre parlamentares aliados do governo federal. O senador petista Paulo Paim (RS) adotou a cautela, argumentando que só pode se posicionar após estudar os impactos das medidas.

Paim, no entanto, mostrou preocupação com a possibilidade de haver prejuízos aos trabalhadores. O petista tem como sua principal bandeira no Congresso a defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas.

"Caso ameace direitos do trabalhador, vou apresentar emendas. Se não forem acatadas, não tenho como votar a favor da proposta", disse

As regras mais rígidas anunciadas pelo governo nesta segunda (29) devem reduzir o pagamento de benefícios como pensão por morte, auxílio doença, abono salarial, seguro desemprego e seguro defeso.


Essas mudanças só afetam futuros beneficiários, tanto do setor público como do INSS. Não atingem quem já recebe esses recursos.

Fonte: Folha de S.Paulo

Governo vai aumentar rigor na concessão de benefícios ao trabalhador

As normas de acesso a cinco benefícios trabalhistas e previdenciários serão alteradas pelo governo federal. Nesta terça-feira (30), serão publicadas, no Diário Oficial da União, as medidas provisórias com ajustes nas despesas do abono salarial, do seguro-desemprego, do seguro-defeso, da pensão por morte e do auxílio-doença.

O objetivo das novas regras, informou o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, é eliminar excessos, aumentar a transparência e corrigir distorções, visando à sustentabilidade dos programas que utilizam os fundos de Amparo ao Trabalhador (FAT) e da Previdência Social. “Todas as mudanças respeitam integralmente todos os benefícios que já estão sendo pagos”, disse o ministro. “[Elas] não se aplicam aos atuais beneficiados, não é retroativo”.

As medidas foram anunciadas após encontro dos ministros da Previdência, do Trabalho, do Planejamento e do representante do Ministério da Fazenda com representantes de centrais sindicais, na tarde de hoje (29), no Palácio do Planalto. Elas começam a valer a partir de amanhã, mas precisam ser aprovadas pelos deputados e senadores para virarem lei. Elas vão gerar redução de custos de aproximadamente R$ 18 bilhões por ano, a preços de 2015.

De acordo com Nelson Barbosa, que vai assumir na próxima quinta-feira (1º) o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o valor equivale a 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e serviços produzidos no país, do próximo ano, e vai aumentar ao longo do tempo, de acordo com a maior utilização dos benefícios.

A primeira medida anunciada é o aumento da carência do tempo de carteira assinada do trabalhador que tem direito a receber o abono salarial. Antes, quem trabalhava somente um mês e recebia até dois salários mínimos tinha acesso ao benefício. Agora, o tempo será de no mínimo seis meses ininterruptos. Outra mudança será o pagamento proporcional ao tempo trabalhado, do mesmo modo que ocorre atualmente com o décimo terceiro salário, já que, pela regra atual, o benefício era pago igualmente para os trabalhadores, independentemente do tempo trabalhado.

O seguro-desemprego também sofrerá alterações. Pelas regras atuais, o trabalhador pode solicitar o seguro após trabalhar seis meses. Com as novas regras, ele terá que comprovar vínculo com o empregador por pelo menos 18 meses na primeira vez em que requerer o benefício. Na segunda solicitação, o período de carência será de 12 meses. A partir do terceiro pedido, a carência voltará a ser de seis meses.

Devido à grande ocorrência de acúmulo de benefícios no seguro-desemprego do pescador artesanal, conhecido como seguro-defeso, as regras de acesso, nesse caso, também terão mudanças. A primeira delas visa a vedar o acúmulo de benefícios assistenciais e previdenciários com o seguro-defeso. O benefício de um salário mínimo é pago aos pescadores que exercem a atividade de forma exclusiva, durante o período em que a pesca é proibida, visando à reprodução dos peixes.

Mercadante disse que “não faz sentido” o trabalhador receber o seguro-defeso e, concomitantemente, o seguro-desemprego ou o auxílio-doença, por exemplo. Além desta medida, serão criadas regras para comprovar que o pescador comercializou a sua produção por pelo menos 12 meses, além de ser criada carência de três anos a partir do registro do pescador.

Com base em estudos de experiências internacionais, o governo pretende criar uma carência de dois anos para quem recebe pensão por morte. Outra intenção é exigir tempo mínimo de dois anos de casamento ou união estável para que os dependentes recebam a pensão. “Não dá para casar na última hora para simplesmente transferir o benefício como em casamentos oportunistas que ocorrem hoje”, justificou Mercadante.

A exceção é para os casos em que o óbito do trabalhador ocorrer em função de acidente de trabalho, depois do casamento ou para o caso de cônjuge incapaz. Nova regra de cálculo do benefício também será estipulada e reduzirá o atual patamar de 100% do salário-de-benefício para 50% mais 10% por dependente. Outra mudança é a exclusão do direito a pensão para os dependentes que forem condenados judicialmente pela prática de assassinato do segurado.

O auxílio-doença também sofrerá alteração. O teto do benefício será a média das últimas 12 contribuições, e o prazo de afastamento a ser pago pelo empregador será estendido de 15 para 30 dias, antes que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passe a arcar com o auxílio-doença.

A única medida anunciada hoje que valerá para todos os beneficiados será o aumento da transparência dos programas. Os nomes dos beneficiados, a que auxílio têm direito, por qual motivo e quanto recebem são informações que, de acordo com Mercadante, estarão disponíveis publicamente na internet, da mesma forma que é hoje para quem recebe o Bolsa Família.

O ministro explicou que já existem medidas de auditoria permanente no Bolsa Família e disse que as mudanças visam a dar isonomia à concessão dos programas. “Estamos fazendo com critério, equidade, equilíbrio, preservando políticas, direitos adquiridos. São ajustes e correções inadiáveis e indispensáveis”, afirmou.

Do lado do governo, participaram do encontro Carlos Eduardo Gabas, secretário executivo do Ministério da Previdência Social, confirmado nesta segunda-feira (29) pela presidenta Dilma Rousseff à frente da pasta; Paulo Rogério Caffarelli, secretário executivo do Ministério da Fazenda; Miriam Belchior, ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão; e Manoel Dias, ministro do Trabalho e Emprego.


Os trabalhadores foram representados por dirigentes da Central Única dos Trabalhadores, União Geral dos Trabalhadores, Nova Central Sindical dos Trabalhadores, Central dos Sindicatos Brasileiros e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Associação deverá ser criada para contribuir com uma Goiana mais justa e sustentável

Diante da clara necessidade de um espaço que garanta uma maior participação da sociedade civil nas discussões do município, o advogado Rodrigo Augusto, que é ex-presidente da Agência de Desenvolvimento de Goiana (AD Goiana), busca criar uma associação cujos objetivos sejam a busca por mais justiça social e por um desenvolvimento mais sustentável para o município.

A inspiração veio da município de Betim, em Minas Gerais, onde também existe uma fábrica da Fiat. Diante dos desafios socioeconômicos enfrentados pelo município mineiro, um grupo de cidadãos fundou a associação Nossa Betim (acesse o site), que articula e mobiliza uma ampla aliança entre cidadãos, empresas, entidades empresariais, organizações e entidades da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa, para construir e comprometer a sociedade e os governos com a transparência, o controle social e um conjunto de metas para o desenvolvimento justo, sustentável e ecologicamente responsável da cidade, visando a melhoria contínua da qualidade de vida dos moradores.

"Nas ocasiões que estive em Betim pude conhecer o trabalho da associação Nossa Betim e senti, desde aquele momento, a necessidade de promovermos a inclusão da sociedade civil no desenvolvimento sustentável de nossa cidade. Como na época estava ocupando o cargo de Presidente da AD Goiana, eu não podia me dedicar a este trabalho. Agora podemos nos dedicar a isso com o apoio dos que fazem esse trabalho lá em Betim e com a ajuda de amigos goianenses que queriam participar desse projeto apartidário. Nosso objetivo é a construção de uma Goiana justa e inclusiva, mobilizando todos os segmentos da sociedade, de forma democrática e participativa", explicou Rodrigo Augusto.

Outras importantes figuras da sociedade goianense estão sendo chamadas para fazer parte da nova associação, que é aberta para qualquer cidadão que deseja participar. A expectativa é de que a associação comece suas atividades já no início de 2015

Goiana inaugura seu Arquivo Público Municipal

Desde sua inauguração na última terça-feira (23), o Arquivo Público de Goiana está organizando e expondo documentos da história do município.
Localizado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca 152-A, o Arquivo Público Municipal tem a função de reunir e preservar a memória da administração pública de Goiana. Por reunir e disponibilizar ao público documentos, textos, publicações e todo tipo de material referente à história da administração do município, o Arquivo se apresenta como um dos prédios mais importante para a conservação dos dados históricos.

Durante a cerimônia de abertura, o Prefeito Fred Gadêlha ressaltou a importância e o cuidado de se preservar os dados históricos. “Uma cidade sem memória é uma cidade que tem seu futuro comprometido. Esse é um passo muito importante da nossa gestão para que todos tenham acesso à informação produzida ao longo dos anos”, disse.

Dentre a documentação apresentada, o Arquivo Público Municipal de Goiana expõe livros de ata de posses do Século passado, fotos, antigos jornais e materiais produzidos por todas as secretarias ao longo dos anos.

As instalações estarão abertas ao público a partir de 1º de fevereiro de 2015, das 8h às 16h.

Secom

Cavalos tomam conta da Praça da Bandeira

Estão circulando pelas redes sociais diversas fotos de cavalos pastando na Praça da Bandeira, no centro de Goiana. As imagens estão gerado grande repercussão e comentários descontentes com a falta de fiscalização.

Recentemente a referida praça vem recebendo um cuidado especial por parte da Prefeitura de Goiana. Atualmente ela é um dos poucos espaços públicos que não está em péssimo estado de conservação no município. No entanto, a falta de fiscalização e de consciência da população podem fazer com que a Praça da Bandeira volte a figurar como mais uma na lista de espaços públicos em estado degradante.

Oportunidade de emprego: fábrica da Jeep está à procura de líderes

O Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), precisará de líderes a partir de 2015. Serão 180 inicialmente, até chegar a um total de 250 pessoas que vão liderar um grupo de 1,5 mil profissionais para produzir 250 mil veículos por ano. Além disso, o futuro centro de pesquisa e engenharia trará mais oportunidades de empregos de nível de engenharia e técnico. Pelo planejamento, serão 500 engenheiros no futuro centro, a ser instalado onde hoje está a Fábrica Tacaruna. A dica dos diretores é: além da formação técnica, interessados em atuar no grupo precisam abraçar o perfil comportamental, de vestir a camisa Jeep.

De acordo com o diretor mundial de manufatura do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Stefan Ketter, os líderes são pessoas desafiadas diariamente a realizar a gestão de células produtivas, garantindo o cumprimento absoluto das metodologias de qualidade pelos comandados, de acordo com as metas de produtividade. “Por ser umas das fábricas mais modernas do grupo e integrar mais aparatos tecnológicos, o ganho dos profissionais que atuarem na unidade Jeep, em Goiana, é a possibilidade de trabalhar em uma equipe de alta performance, um diferencial para o desenvolvimento de qualquer profissional”, destacou.

“Além de tudo, as pessoas precisam estar preparadas para entrar no grupo, de ter a marca Jeep na camisa, localizada perto do coração. Esses profissionais serão líderes-chave para o processo de qualidade, que é nossa prioridade. Então precisam ser proativos na gestão, motivados e com brilho nos olhos. Buscamos técnicos e engenheiros que sejam movidos pela paixão e interessados na construção de uma sólida carreira no grupo”, detalhou Ketter.

O Jeep Renegade será o primeiro produto a sair, em 2015, da nova fábrica de Goiana, Pernambuco, Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no mundo. Ele já é produzido na Itália e será feito na China em 2016, com vendas em mais de 100 países, sempre com a mesma qualidade construtiva. “Alguns engenheiros pernambucanos já produziram o Renegade fora do Brasil e agora vão fazer aqui, seja atuando como multiplicador ou em produção”, complementou o diretor de Recursos Humanos do grupo FCA, Adauto Duarte.


No início do mês, o grupo anunciou a formação de uma ampla parceria em educação com universidades e instituições de ensino superior, técnico e profissional de Pernambuco e Paraíba. O resultado da iniciativa pode tornar, nos próximos anos, a região Nordeste em um polo mundial de desenvolvimento e produção de veículos e de geração de conhecimento em engenharia automotiva e são os profissionais que o grupo quer.

Fonte: Diario de Pernambuco

Pedido de impeachment de Dilma é golpe, diz Eduardo Cunha

Favorito na disputa pela presidência da Câmara Federal, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) é um golpe que não tem seu apoio. Cunha também disse não acreditar que a presidente tivesse conhecimento dos desvios ocorridos na Petrobras.

“Eu não apoio e acho que é golpe. Qualquer tentativa de impeachment de quem não assumiu é tentar desvirtuar o resultado eleitoral”, disse o deputado a ser questionado sobre um possível processo contra Dilma, que é conduzido pelo presidente da Câmara.

Eduardo Cunha lembrou que o regimento interno da Casa e a Constituição têm formas de definir a tramitação de um pedido de impeachment, e eles irão guiar o processo, caso ele seja pedido no próximo ano.

Questionado sobre as irregularidades na Petrobras, Cunha defendeu a inocência da presidente. “Acredito que Dilma não tem envolvimento e não me parece ser o perfil dela. Pode-se ter qualquer crítica a ela, mas ninguém nunca falou da sua honestidade”, pontuou.

O deputado também disse não acreditar que exista suspeição sobre a presidente da Petrobras, Graça Foster, mas ponderou um possível afastamento da executiva. “Independente ou não de terem culpabilidade, para o mercado é um sinal de credibilidade”, afirmou.

PMDB – Eduardo Cunha também negou que o lobista Fernando Soares fosse um operador do PMDB no esquema de desvio de dinheiro da estatal. “O PMDB não tem operador. Não teve, não tem e não terá”, disse. O deputado lembrou ainda que todos os envolvidos negam a versão.

Ele também negou que o partido tenha indicado o ex-diretor Internacional da Petrobras Nestor Cerveró. “O Cerveró não tem qualquer relação com o PMDB. O apoiador dele no PT é que efetivamente pode ter conquistado apoio para a sua manutenção”, afirmou.

Questionado sobre quem seria o apoiador petista, o peemedebista disse que essa pergunta precisa ser feita aos ex-presidentes da Petobras José Sergio Gabrielli e José Eduardo Dutra.

Fonte: Blog de Jamildo

sábado, 27 de dezembro de 2014

Vídeo: Paulo Câmara fala sobre planos para sua gestão em 2015



O governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), conversou sobre os planos para sua gestão em 2015.

Mutirão da Saúde percorre várias comunidades até o final do ano

A Prefeitura de Goiana, através da Secretaria de Saúde, está realizando, até o final do ano, mutirões de saúde em diversas localidades. A ação, que passou pela nova Unidade de Saúde da Boa Vista com os serviços de glicemia, aferição de pressão arterial, testes para Hepatites, HIV e Sífilis, além de orientações nutricionais e atendimento médico, foi uma espécie de pré-inauguração do Posto, para que, ao abrir definitivamente nos próximos dias, os serviços sejam oferecidos da melhor forma possível.

O mutirão da saúde, que envolve as equipes da Atenção Básica, CTA e NASF estarão em Carne de Vaca, no próximo dia 30 de dezembro, realizando campanha preventiva contra doenças sexualmente transmissíveis e tirando as dúvidas da população.

Secom

Caaporã festeja seus 50 anos de emancipação política neste sábado (27)

Situada na Região Metropolitana de João Pessoa, Caaporã celebra nesta neste sábado (27) seus 50 anos de emancipação política. A pacata cidade do Litoral Sul, que fica a 45 km de distância da Capital, conta com uma população estimada de 20.653 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano 2011, distribuídos em sua área de 150 km².

O distrito foi criado com a denominação de Caaporã, pelo Decreto Lei Estadual de Nº 520, de 1964, desmembrando-se de Maguari. Limita-se ao Norte: Alhandra; ao Sul: Goiana (PE); a Leste: Pitimbu;e a Oeste: Pedras de Fogo.

A cana-de-açúcar ocupa a maior parte do solo do município, embora mereça destaque a plantação de coco, lavoura de subsistência e inhame. A renda familiar é relativamente baixa, já que a maior parte da população recebe o salário mínimo.

Os informais, têm renda incerta e, muitas vezes, inferior ao salário mínimo, já que se empregam na cultura cíclica (cana-de-açúcar), sobrevivem da atividade pesqueira e do comércio local.

O comércio interno está em constante crescimento com a chegada do distrito industrial, em plena construção aguardando a instauração de empresas oriundas de diferentes regiões do país e a incorporação do município no polo no segundo maior polo cimenteiro do Brasil que conta com as cidades de Alhandra, Caaporã e Pitimbú, com a intensa mineração nas unidades produtora de cimento as obras para o novo distrito industrial de Caaporã.

Outras indústrias também se encontram instaladas no município tais como: a Agro Industrial Tabu S/A (Destilaria), a Cimento campeão do grupo Lafarge S/A e a empresa de pipocas K'delicia.

Fonte: Paraíba Total

Humor: Jota Júnior se transforma em drag queen

Jurema Fox e divina aprontaram pra cima do repórter Jota Júnior. Disseram para ele que iriam ia fazer apenas mais uma matéria sobre moda para o fim de ano, mas na verdade a intenção era transformar Jota Júnior numa drag queen. Será que ele aceitou? Confira!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Moradores da Nova Goiana reclamam da péssima qualidade da água ofertada pela Compesa

Como se não bastassem os vários dias sem água nas torneiras das casas da Nova Goiana, os moradores da comunidade agora enfrentam outro grave problema. Trata-se da péssima qualidade da água ofertada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que tem irritado ainda mais a população que reside na comunidade. 

Hoje (26), durante o programa Comunidade em Movimento, da rádio Nova FM (98.5), um ouvinte e leitor deste Blog enviou a foto ao lado através do Facebook, pedindo para que as autoridades competentes sejam alertadas sobre a qualidade da água que está chegando nas torneiras das residências da Nova Goiana.

Segundo o relato do ouvinte, que preferiu não ter seu nome divulgado, além da cor escura a água ainda exala mau cheiro. 

Após a reclamação ser feita durante o programa Comunidade em Movimento, outros ouvintes participaram através da referida rede social para confirmar o descontentamento com o serviço prestado pela Compesa.

Homicídios aumentam quase 9% em Pernambuco

Pela primeira vez desde a implementação do programa Pacto pela Vida, no início da gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), em 2007, o número de homicídios aumentou em Pernambuco no ano. De acordo com balanço feito pela Secretaria de Defesa Social (SDS), divulgado nesta sexta-feira (26), houve um crescimento de 8,73% no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) de janeiro a novembro de 2014 em relação com o mesmo período de 2013. No balanço total dos oito anos, o Pacto conseguiu reduzir o número em 33,7%.

Em 2004, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no Estado era de 50,86, aumentando para 56 em 2007, quando o programa saiu do papel. Desde então, vem sendo reduzido e chegou a 34,12 por 100 mil habitantes em 2014, mesmo com o crescimento deste ano. “Mudamos a realidade de um Estado que era reconhecido como um dos mais violentos”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Para o secretário, são vários os motivos que levaram ao crescimento no número de CVLI. Entre eles, estão a greve da Polícia Militar realizada em maio; a reivindicação de PMs pela aprovação da PEC 300, que estabelece que a remuneração dos policiais militares dos estados não pode ser inferior à do Distrito Federal, com subsídio do governo federal; e a operação-padrão dos delegados da Polícia Civil.

O secretário também justifica o aumento usando a Copa do Mundo e o período eleitoral. “Interferiu na forma de condução de algumas pessoas dentro do processo”, afirmou Alessandro Carvalho.

Apesar do resultado negativo deste ano, alguns municípios, principalmente no interior, se destacaram nos resultados do programa. Um deles foi Salgueiro, no Sertão, onde o número de homicídios diminuiu 51% este ano. Nos oito anos de Pacto pela Vida, no entanto, o Sertão foi a região em que houve a menor redução de CVLI, com 26,27% menos crimes no período. A diminuição na Região Metropolitana do Recife foi de 57,3%.


Pacto pela vida balanço 2014 from Jamildo Melo

 Fonte: Blog de Jamildo

Passou na TV: Substituição de produtos não é obrigação das lojas, segundo Procon



Roupas e calçados são os produtos que mais precisam ser trocados, mas há quem compre eletrônicos e também possuem problemas. Segundo o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), cliente precisa ficar atento ao prazo de substituição das mercadorias, pois as lojas não são obrigadas a atender os pedidos de troca.

Baile Municipal de Goiana terá organização de Lila da Gia

Os foliões podem esperar o melhor Baile Municipal de Goiana dos últimos anos. Pois, em 2015, a tradicional festa ganhará a assinatura de Lila da Gia, do restaurante Buraco da Gia, reconhecida como uma das melhores organizadoras de eventos da região.

No carnaval 2015, a Prefeitura Municipal e Lila da Gia firmam parceria para fazer o baile que irá reunir toda a sociedade goianense. A festa será realizada na semana pré-carnavalesca, no dia 7 de fevereiro, no Clube Saboeira, a partir das 22h.

O baile contará com atrações que farão os foliões caírem no frevo, tais como Puro Êxtase, Eduardo Veloso, Banda Pinguim e Geraldinho Lins. No final da festa, a orquestra da Curica ainda irá realizar um grande arrastão pelas principais ruas da cidade.

Os foliões já podem comprar ingressos e mesas para o concorrido baile com Lila da Gia ou com sua sócia, Dôra. As mesas custam R$ 180 e os ingressos custam apenas R$ 35.

Contatos para comprar mesas e ingressos:

Lila da Gia: 8821 9377 / 3626 0150
Dôra: 8917 4376

Sesc abre seleção para estágio em 13 cidades; Goiana é uma delas

O Sesc Pernambuco está com inscrições abertas para estágio. São oferecidas 153 vagas, além de cadastro de reserva, para candidatos de nível superior e uma vaga para estudante do ensino técnico em segurança do trabalho. As oportunidades são para o Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Arcoverde, Garanhuns, Petrolina, São Lourenço da Mata, Belo Jardim, Surubim, Buíque, Araripina, Bodocó, Goiana e Triunfo. Os interessados podem consultar o edital e se inscrever pela internet, através do site www.sescpe.com.br, até o próximo dia 11.

Podem participar estudantes de administração, arte cênicas, artes plásticas, arquitetura, biblioteconomia, ciências biológicas, ciências contábeis, dança, design, web design, educação física, jornalismo, letras, música, medicina, nutrição, odontologia, pedagogia, psicologia, química, serviço social, turismo e segurança do trabalho.


O estágio oferece bolsa no valor de R$ 656 para alunos de nível superior e de R$ 430 para o do ensino técnico, além de auxílio-transporte no valor de R$ 140. O resultado será divulgado no mês de fevereiro.

Fonte: Diario de Pernambuco

Serginho da Burra dá vida ao Papai Noel arretado de Goiana

No lugar do gorro vermelho e branco, um chapéu de couro. O trenó e a rena cedem a vez para uma carroça e um burro. O Papai Noel, que em Goiana, Zona da Mata, foi batizado Vovô Natalino, abandonou os traços originais e se travestiu de tons nordestinos. Distante do glamour polar, o personagem criado pelo artista plástico e patrimônio vivo de Pernambuco Zé do Carmo fuma cachimbo e balança o sino para chamar as crianças. Elas correm para perto do afeto doado pela figura não convencional do bom velhinho.

A indumentária improvisada do Vovô Natalino também inclui alpercarta de couro, cajado e um saco de estopa. Símbolos que remetem à vida simples do interior. O intérprete do personagem foge completamente da imagem popularizada do Noel. Sérgio Costa (Serginho da Burra), 33 anos, há sete encena o Vovô com seu porte longilíneo e desengonçado que empresta alegria à versão nordestina do mito de Natal. “Eu me divirto muito interpretando o Vovô e sinto orgulho”, conta ele, que trabalha voluntariamente.

Todo ano, dia 28 de dezembro, Sérgio abandona sua identidade para montar na carroça com destino certo: comunidades carentes como São Lourenço, Balde do Rio, Impoeira e Carne de Vaca. Os brinquedos, doados pela reserva ecológica Aparauá e a SBP Entretenimento, vão a bordo e estão em sintonia com a proposta regional do personagem: bola de gude, pião, mané-gostoso, reco-reco. “A ideia é entregar brinquedos populares para valorizar a produção dos artesãos locais”, explica.

Sérgio descobriu o personagem aos 17 anos, quando atuava como guia-turístico da cidade, há 62 km do Recife. “Ao me aprofundar na história de Goiana, descobri a obra de Zé do Carmo e o auto de Natal que ele escreveu com figuras sertanejas, entre eles o Vovô Natalino”, conta. Em 2004, conheceu o turista hondurenho Joseph Miller, que ficou fascinado pela releitura. Três anos mais tarde, quando retornou à Zona da Mata para instalar a SBP Entretenimento, Miller convidou Sérgio para dar vida ao Vovô.

Na casa de Luzimar Justino, 58, que mora em Impoeira, vivem 10 crianças. “Todo ano eles esperam o Vovô passar. É uma festa”, conta a moradora da residência estreita, mas com espaço para abrigar netos, noras, genros, sobrinhos. Wagner Figueiredo, 15, lembra da primeira vez que recebeu a visita do Vovô. “Estranhei a roupa, mas ele disse que era uma Noel diferente e eu gostei”, diz.


Vez por outra Sérgio sente a ponta da camisa ser repuxada por uma criança querendo saber os porquês da carroça, do burro e da roupa, hoje composta por calça marrom e camisa de algodão rústico. “Explico que sou primo do Papai Noel e que venho do Sertão”. Eles entendem, aprovam e ainda aprendem sobre a obra de Zé do Carmo. Para finalizar a performance, o Vovô solta a barba longa artificial e entrega a uma criança. Deixa um pedaço de si nas mãos de quem sabe que a essência do Natal transcende padrões estéticos.

Fonte: Diario de Pernambuco

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Dilma agrada aliados derrotados com ministérios


Em 1886, Machado de Assis escrevia o romance Quincas Borba, que tornou-se famoso -entre outros pontos – pela clássica frase “Aos vencedores, as batatas”. Em 2014, 128 anos depois do lançamento do livro, a presidente Dilma Rousseff reedita a mensagem ao conceder ministérios aos derrotados nas disputas eleitorais.

Até agora, dos 17 ministros indicados pela petista, quatro não tiveram sucesso nas urnas: Gilberto Kassab (PSD-SP), Helder Barbalho (PMDB-PA), Eduardo Braga (PMDB-AM) e Armando Monteiro (PTB-PE).

O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) ficou em terceiro lugar na disputa para o Senado, mas ganhou o Ministério das Cidades. O tucano José Serra levou a única vaga do Senado, com 57,31% dos votos. Atualmente, o PSD de Kassab tem 45 deputados federais, a quarta maior bancada da Câmara.

O filho do senador Jader Barbalho, Helder Barbalho (PMDB-BA), perdeu a disputa no Pará para Simão Jatene (PSDB). Com 35 anos, o futuro ministro da Pesca e Aquicultura só assumiu cargo público, quando ganhou a eleição para prefeito de Ananindeua, município do interior do Pará.

O novo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB-AM), disputou e perdeu a eleição para governador do Amazonas. Atual líder do governo no Senado, Eduardo Braga ganhou influência política por ter bom trânsito com a chamada ala rebelde do PMDB no Senado. Dilma cogitou tirar do partido a pasta, mas enfrentou resistência. O partido também cobiçava Integração Nacional e Cidades, mas não foi contemplado.

Em terras pernambucanas, o senador licenciado Armando Monteiro Neto (PTB) enfrentou e saiu derrotado na campanha eleitoral no Estado. O petebista perdeu para o socialista Paulo Câmara (PSB). Armando recebeu 31,07% dos votos, enquanto Paulo ganhou com 68,08%.

Pense em um prêmio de consolação…

Fonte: Blog de Jamildo

FPM continua insuficiente



Os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no acumulado de 2014 apresentaram crescimento de 3,4% em termos reais, somando R$ 79,213 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 76,627 bilhões. Mas, para a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) o recurso ainda é insuficiente para solucionar a “crise” enfrentada pelos municípios.

Em Pernambuco, em especial no interior do Estado, as prefeituras se tornaram dependentes da verba da União em detrimento da arrecadação própria. A última parcela do FPM, por exemplo, foi utilizada para garantir o pagamento do 13° salário dos servidores na data limite (20/12) determinada pela lei.

No último dia 2, foi estabelecido no Senado o aumento de 1% no repasse do FPM. Com o reajuste, o recurso passa a ser formado por 24,5% do que a União arrecada com o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e com o Imposto de Renda (IR).

Entretanto, o aumento será dividido em dois anos, com 0,5 ponto percentual em 2015 e 0,5 ponto percentual em 2016.

Um estudo realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que o efeito cascata gerado pelo aumento no salário de deputados federais e senadores poderá comprometer ainda mais a receita das prefeituras.

Caso o aumento de 26% dos salários dos deputados estaduais seja aplicado também aos salários dos vereadores, o impacto será um aumento de R$ 666 milhões para os 5.568 municípios do país. A previsão do incremento nas despesas municipais já preocupa o presidente da Amupe, o prefeito José Patriota (PSB/ Afogados da Ingazeira).

“Quem paga a Câmara de vereadores são as prefeituras e com esse aumento salarial as dificuldades irão se agravar”, avaliou.

Segundo Patriota, “a despesa fixa dos municípios pernambucanos é maior do que a receita média mensal”. Por isso, para conseguir fechar as contas no final deste ano, os prefeitos recorreram a pelo menos três alternativas: atualizar o quadro tributário, cortar os gastos com pessoal e reduzir a oferta de serviços.

Fonte: Jornal do Commercio

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Feliz Natal!

Miranda Seguros: Fique tranquilo

Aprovadas pensões para a família de Eduardo Campos



A partir de agosto de 2015, a viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos, e três dos quatro filhos do casal (Pedro, José e Miguel, que têm menos de 21 anos) vão receber pensões da Câmara dos Deputados. A decisão, publicada na edição da última segunda-feira do Diário Oficial da União (DOU), estima que Renata receba, de forma vitalícia, o equivalente a 50% dos proventos a que Campos teria direito. Já os filhos devem receber o equivalente a 10% cada, a título de pensão temporária.

A publicação no DOU não deixa claro qual será o valor exato a ser recebido pela esposa e filhos do ex-governador, mas se o benefício for calculado em cima do reajuste aprovado recentemente, que eleva o salário dos deputados federais para R$ 33,7 mil, Renata deve receber R$ 16,8 mil mensais. Já os filhos receberiam R$ 3,3mil, cada um.

Fonte: Diario de Pernambuco