Juliano Holanda em parceria com a cantora Mônica Maria, no 1º Encontro de Compositores de Goiana, realizado em 2014. |
Um único disco muda a vida de muitos músicos. No caso de Juliano Holanda, no sentido literal. Um exemplar do seu primeiro álbum, A arte de ser invisível, foi entregue pelo colega Geraldo Maia ao diretor e roteirista João Falcão, em encontro promovido pelo cantor e pianista Zé Manoel, em 2013. “Foi sorte”, define Juliano, que, dali em diante, ganhou espaço em trilhas sonoras da teledramaturgia nacional. Falcão aproveitou as faixas Imãs de geladeira e Farol na série Louco por elas, em 2012. E em dezembro passado, convidou o músico a produzir todas as canções do melodrama sobrenatural Amorteamo, que estreia nesta sexta, na TV Globo.
esenvolvimento do roteiro - que ainda era um esboço quando
Juliano Holanda, João Falcão e Flávia Lacerda, diretora da trama, se reuniram
pela primeira vez - foram feitas 70 músicas, das quais cerca de 30 estão na
série. Três destas já integravam A arte de ser invisível, mas ganharam novas
versões, incluindo a música de abertura, Altas madrugadas. As demais foram
compostas especialmente para os personagens e situações. Juliano é uma espécie
de compulsivo e tem cerca de 400 composições. “Nunca contei, mas é por aí”, ri.
Para Amorteamo, Flávia Lacerda explica que, “além da trilha de acompanhamento
de climas (BG), ele compôs os temas dos protagonistas e outros que ajudam a
contar a história”.
Ambientado no Recife de 1900, o roteiro é escrito por Guel
Arraes, Claudio Paiva e Newton Moreno, em torno de dois triângulos amorosos
principais, envolvendo mortos-vivos e contatos sobrenaturais. “A trilha sonora
tem extrema importância nesse ponto, como em poucas obras. É mais guiada pelo
melodrama sobre amor e morte do que pelo tom assombrado”, define João Falcão,
que vem finalizando a sonoplastia dos episódios ao lado de Flávia e Juliano.
“Fizemos um levantamento histórico da cena musical do Recife daquela época, mas
optamos por uma trilha menos documental. Acrescentei elementos caribenhos,
boleros, referências estrangeiras, coisas novas”, explica Juliano. “Mas sem
perder a identidade regional, pois essa é uma porta aberta a oportunidades
futuras para a produção local”, reforça.
A vocação da música pernambucana para ambientar produções
vem crescendo desde o início dos anos 2000, e costuma ser uma aposta nos
trabalhos de João Falcão - como em O auto da Compadecida (minissérie de 1999 e
filme de 2000, com trilha original do SaGrama), e no filme Lisbela e o
prisioneiro (2003), com canções de Lirinha, Geraldo Maia e Clarice Falcão. “Há
muito tempo Pernambuco deixou de ser só do manguebeat. Surgiu uma diversidade
muito interessante. Escrevo um roteiro já pensando no tipo de música ou na
faixa específica que quero”, comenta João, que também incluiu composições
pernambucanas nas séries Clandestinos (2010) e Louco por elas (2012-2013),
ambas da TV Globo.
>> AS MÚSICAS DELES // A música criada para...
Gabriel e Lena:
A música-tema dos personagens de Johnny Massaro e Arianne
Botelho foi composta especialmente para a trama. Com a voz da atriz e cantora
Laila Garin (do espetáculo Elis, o musical), a composição fala de um casal que
nasceu um para outro e não quer se perder. Está dentro do contexto dos
personagens. Gabriel é apaixonado por Lena, irmã de leite, mas está com
casamento marcado com Malvina (Marina Ruy Barbosa).
Gabriel e Malvina:
A canção faz parte do álbum A arte de ser invisível, disco
de estreia de Juliano Holanda. Com voz de Isadora Melo, a música é trilha
sonora de Gabriel (Johnny Mascaro) e Malvina (Marina Ruy Barbosa). Ouriço fala
de um romance complicado. Malvina é abandonada no altar por ele, que jura amor
por Lena, e se joga da ponte. “Que descuido meu pisar nos teus espinhos”, diz
trecho da letra.
Arlinda e Chico:
Farol, música tema dos personagens Arlinda (Letícia
Sabatella) e Chico (Daniel Oliveira), já existia antes da série, mas ganhou
nova versão com voz da própria intérprete, que canta quatro músicas. Chico é
amante de Arlinda e é assassinado. A personagem vive solitária e infeliz devido
à dor da ausência e enxerga no filho, Gabriel, a principal lembrança do amante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário