O pronunciamento do vereador Zilde Barbosa, durante sessão da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (8), gerou a revolta de vários artistas goianenses. O Parlamentar criticou duramente a eleição e os membros recém-eleitos do Conselho de Cultura de Goiana. As respostas para o vereador foram feitas através das redes sociais, com comentários e vídeos sobre o caso.
Muitos críticos do atual Conselho de Cultura se prendem ao fato de que não foram destinadas cadeiras específicas para algumas instituições como a Maçonaria, o Instituto Histórico de Goiana ou, até mesmo, a Igreja Católica.
Para os defensores do modelo utilizado para a formação do atual Conselho de Cultura, que foi construído através de muitos debates ao longo de vários anos, a representatividade do tecido cultural não se dá através das instituições, mas, sim, dos seguimentos que produzem arte efetivamente.
Mesmo após ter sido divulgado no Diário Oficial, em sites, blogs e redes sociais, alguns críticos reclamam que a divulgação de todo processo eleitoral não foi o mais adequado e pedem a anulação da eleição.
O receio de vir a perder o que foi conquistado através de anos de discussões, fez com que vários artistas se manifestassem nas redes sociais para expressar a sua indignação e, sobretudo, impedir que conquistas importantes hoje vislumbradas pela classe cultural sejam abortadas.
Entenda melhor o caso. Leia também:
Goiana: Divulgada a lista de conselheiros de cultura eleitos neste sábado (5)
Goiana: Eleição para conselheiros de cultura acontece neste sábado (5)
Goiana: Divulgada lista dos habilitados à eleição do Conselho de Cultura
Sistema Municipal de Cultura é criado em Goiana
Artistas e agentes culturais goianenses exigem dos vereadores a aprovação do Projeto de Lei 014/2015
Assista a gravação do discurso de Zilde Barbosa (a partir do minuto 17) e um dos vídeos de artistas goianenses comentado o caso:
*Autor do vídeo: Borges de Fraga - Reprodução / Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário