sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
Secretário de Finanças de Caaporã esclarece problemas na efetivação do pagamento de salários
Na manhã de quinta-feira (2), diversos ouvintes da Rádio Goiana FM participaram do programa Conexão Studio Livre, apresentado por este blogueiro, para relatar que o salários dos funcionários da Prefeitura de Caaporã ainda não haviam sido depositados nas contas dos servidores, apesar do prefeito Kiko Monteiro ter prometido pagar a folha ainda no dia 31 de janeiro.
Após grande repercussão, o secretário de Finanças da Prefeitura de Caaporã, Ozéias Nazário de Oliveira, e o tesoureiro do município, Ginaldo Alexandre, procuraram a Goiana FM para fazer os esclarecimentos para a população caaporense.
De acordo com o secretário, o problema foi gerado a partir de uma mudança apontada como necessária no sistema da Caixa Econômica Federal (CEF). O banco que, antes, trabalhava com um layout específico que realizava a leitura dos arquivos e remessas contendo a liberação do pagamento dos servidores transmitidos virtualmente pelas Prefeituras e empresas à CEF, mudou o sistema. A Prefeitura, por sua vez, no dia planejado, preparou o arquivo de pagamento dos servidores e o transmitiu a CEF, porém, devido a uma inconsistência os arquivos foram rejeitados pelo sistema bancário, cuja alteração não foi previamente comunicada a Prefeitura.
Apesar dos transtornos sofridos, os servidores municipais podem ficar tranquilos. Pois, não se trata de falta de recurso financeiro ou boa vontade. Prova disso é que os recursos estão nas contas da Prefeitura e a CEF vem tentando, de modo ininterrupto, sanar os problemas de incompatibilidade do referido sistema e, consequentemente, liberar o pagamento de todos, que já se iniciou aos poucos ainda na quinta-feira (2). A expectativa é de que até esta sexta-feira (3) todos os servidores recebam seus salários normalmente.
O prefeito Kiko pediu, através de uma nota oficial, a compreensão de todos e afirmou que procurou, outra vez, a Caixa Econômica Federal para solicitar urgência na resolução de tal problema. A CEF, por sua vez, comunicou que dará início as transferências de forma manual, no modo servidor por servidor, até que o problema seja resolvido.
Confira na íntegra a nota assinada pelo prefeito de Caaporã:
“Neste momento, dirigimos aos servidores da Prefeitura de Caaporã, porque sabemos que vocês não estão entendendo direito o que está acontecendo, com relação a efetivação do pagamento. Mas, informamos que de fato se trata de uma mudança no sistema da Caixa.
A Caixa trabalhava com um layout, ou seja, com um tipo de sistema que fazia a leitura dos arquivos remessas, contendo a liberação do pagamento dos servidores transmitidos virtualmente pelas prefeituras, empresas à caixa. Pois bem, a Prefeitura de Caaporã preparou o arquivo de pagamento dos servidores e o transmitiu a caixa, no dia planejado.
Ocorre que devido a uma inconsistência, os arquivos foram rejeitados pelo sistema da caixa. Motivo: a Caixa havia alterado o seu layout, porém não comunicou a Prefeitura da mudança.
Porém, queremos tranquilizá-los, certificando que não se trata de falta de recurso, de boa vontade e muito menos de compromisso. Os recursos estão nas contas da Prefeitura e a Caixa desde ontem tenta sanar o problema de incompatibilidade do sistema, para liberar o pagamento de todos vocês. Tenham certeza, mais preocupados e empenhados em resolver essa situação, estamos nós.
Hoje logo cedo, novamente procuramos a caixa e solicitamos que resolvessem o problema do pagamento dos servidores, creditando os seus salários. A Caixa nos comunicou que nesta manhã dará início as transferências, de forma manual, servidor por servidor, até que o problema seja resolvido. Diante dessa situação, esperamos poder contar com a compreensão de todos.
Atenciosamente,
Cristiano Ferreira Monteiro
Prefeito constitucional”
Nenhum comentário:
Postar um comentário