quinta-feira, 20 de abril de 2017

Prefeitura de Goiana lança Ouvidoria Municipal disponível pela Internet


A Prefeitura de Goiana tem agora um canal direto com a população e com os servidores. Foi lançada a Ouvidoria Municipal, um importante elo de comunicação entre os cidadãos e a administração pública municipal.

A proposta consiste em receber elogios, reclamações, dúvidas e solicitações, que podem ser feitos através do site oficial da Prefeitura: www.pmgpe.com/ouvidoria-arquivo/.

Para que seja possível responder ao registro dos munícipes, é necessário que o solicitante informe nome, e-mail, telefone e endereço. Existem cinco subdivisões de assuntos que podem ser escolhidos pelos cidadãos, são eles: denúncia, solicitação, sugestão, reclamação e elogio. Além disso, a Ouvidoria também disponibiliza a opção para anexar arquivos como, por exemplo, fotografias.

Todos os registros feitos pelos cidadãos serão encaminhados ao setor competente, bem como ao prefeito e aos secretários.

O papel da Ouvidoria Municipal é acompanhar o desenrolar dos problemas, além de cobrar solução, em assuntos como irregularidades administrativas, deficiência do serviço público, abuso de autoridade praticado por integrante da administração municipal e sugestões de melhoria dos serviços, entre outras observações que podem ser democraticamente feitas pela população.

A Prefeitura Municipal de Goiana disponibiliza no seu site oficial uma detalhada explicação sobre o funcionamento da Ouvidoria Municipal. Confira:

O que é a Ouvidoria Municipal de Goiana?

A Ouvidoria Municipal de Goiana é um elo de comunicação entre os munícipes e a Administração Pública Municipal. Recebe Reclamações, Denúncias, Solicitações, Sugestões e Elogios que, após serem analisadas, são encaminhadas ao setor da Prefeitura responsável, bem como ao Prefeito e seus secretários. Acompanha o desenrolar dos problemas, com todo o sigilo e dedicação, e cobra sua solução. Em assuntos tais como: Irregularidades administrativas, Deficiência do Serviço Público, Abuso de Autoridade praticado por integrante da Administração Municipal, Sugestões de melhoria dos serviços, e outros que a população observe e anseie.

Função do Ouvidor à frente do órgão? E quando deve acioná-lo?

O Ouvidor não é o representante da Prefeitura ou do Prefeito junto à população, mas sim o inverso, trata-se do canal institucional por meio do qual as demandas mais gerais da população chegarão ao conhecimento da Administração Municipal. Dessa forma, o Ouvidor não decide sobre o problema, mas o acompanhará até sua resolução, mantendo o cidadão informado.
Assim, o papel da Ouvidoria não é o de procurar e apontar defeitos na ação da Prefeitura, mas funcionar como uma espécie de “controle de qualidade do serviço público”, apontando falhas e acertos e auxiliando na busca de soluções para os problemas.

Quais são os tipos de atendimento prestados pela Ouvidoria de Goiana?

• DENÚNCIAS: Fatos graves contrários às leis municipais vigentes;
• SOLICITAÇÕES: Pedidos de serviços e de atendimentos;
• SUGESTÕES: Para serem adotadas em qualquer setor da Prefeitura Municipal de Goiana;
• RECLAMAÇÕES: Quando solicitações feitas anteriormente aos diversos setores da Prefeitura Municipal de Goiana não forem atendidas, e
• ELOGIOS.

Além do site, o atendimento também pode ser feito de que forma?

• Pessoalmente, vindo até a ouvidoria.
No caso do analfabeto, será lavrada ata da reclamação ou denúncia, observado o seguinte procedimento:
I. Leitura da ata diante do reclamante e de uma testemunha, que não poderá ser analfabeta;
II. Aposição da impressão digital do reclamante;
III. Assinatura da testemunha confirmando a realização e a exatidão da leitura feita diante do reclamante.
• Por telefone, desde que o munícipe informe seu nome completo, telefone e endereço residencial;
• Por meio eletrônicoe-mail, com as mesmas identificações mencionadas;
• Por carta.
Em todos, os modos o munícipe poderá exigir da Ouvidoria que sua identidade seja mantida em sigilo;
Reclamações anônimas ou incompletas serão verificadas, desde que não sejam de cunho pessoal e/ou difamatório, mas serão consideradas menos prioritárias.

QUAL O ENDEREÇO DA OUVIDORIA?

Localizada na Rua: 05 de Maio, nº 48, Centro, Goiana – PE, em uma sala onde está localizada a AD – Agência de Desenvolvimento de Goiana, ao lado do Banco Santander e também através dos links abaixo:
Para o envio apenas de MENSAGEM, com ou sem anexo de arquivo (documento ou imagem, até 300Kb),
clique AQUI.

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