segunda-feira, 21 de agosto de 2017
Câmara Municipal de Goiana realizou sessão solene em Ponta de Pedras
Na última sexta-feira (18/8), a Câmara de Vereadores realizou uma sessão solene em homenagem aos 516 anos da Praia de Ponta de Pedras, distrito do município de Goiana.
Além dos vereadores, estiveram presentes na sessão o prefeito em exercício de Goiana, Eduardo Honório, o subprefeito Marcelo Tavares, o secretário de Saúde de Goiana, João Paulo, e o Diácono Simeão.
O presidente da Câmara Municipal de Goiana, o vereador Carlos Viégas Júnior, fez um discurso ressaltando a importância da sessão solene, as belezas naturais e a relevância histórica de Ponta de pedras. "Inicialmente faz-se importante referir que o objetivo desta sessão solene, requerida pelo vereador Arnaldo Oliveira, é extremamente importante. Pois visa homenagear uma das mais belas praias do Brasil. Terra de rara beleza natural, linda pelos coqueirais que detém, de encantos mil, indescritíveis paisagens", disse o presidente do Poder Legislativo de Goiana que, logo em seguida, fez um breve relato dos acontecimentos históricos.
Saiba mais sobre a História de Ponta de Pedras
Primitivamente ocupada por índios caetés e potiguaras, o distrito de Pontas de Pedras originou-se de um dos mais antigos núcleos de colonização da região.
O distrito pertenceu, na época das Capitanias Hereditárias, a Capitania de Itamaracá.
Pela lei estadual nº 4950, de 20 de dezembro de 1963, é desmembrado do município de Goiana, o distrito de Pontas de Pedra, que foi elevado à categoria de município, mas pelo Tribunal de Justiça, em 27 de agosto de 1964, o município de Pontas de Pedra é extinto, tendo seu território anexado ao município de Goiana, voltando a ser o distrito. E permanece distrito até hoje.
Em 18 de agosto a vila de Ponta de Pedras comemora o 516 anos do descobrimento do acidente geográfico - a ponta das PEDRAS, descoberto por navegadores portugueses em 1501.
Quando aqui chegaram, foram os indígenas da aldeia dos Tabajaras-da-beira-mar (uma das ramificações da tribo dos Tabajaras, da nação Tupi), que encontraram como os primeiros habitantes desta região e em que hoje está localizado o distrito de Ponta de Pedras.
Sua aldeia ficava localizada nas imediações da praia de Catuama. Em 1589 chegou ao local um missionário português da Ordem Franciscana, cujo nome era Frei Antônio de Campo Mayor, com o intuito de catequizar os índios da localidade.
Em uma área mais ao norte da aldeia, próxima ao sul do acidente geográfico – a ponta das Pedras, o religioso fundou uma “missão” para catequização dos habitantes. Frei Campo Mayor dedicou-se a proteção da “missão” à N. S. da Expectação, santa de sua devoção no convento português, com a construção de uma pequena casa de oração, encetando, assim, o povoamento desta área, na qual se desenvolveu um pequeno povoado de pescadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário