O presidente da Câmara Municipal de Goiana, o vereador Eduardo Batista, é o autor do Projeto de Lei 021/2021, que define 2021 como o ano do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana, aprovado durante sessão ordinária, realizada no dia 11 de maio.
Nascida em 29 de agosto de 1821, a Junta Governativa tornou Goiana um importante centro político de Pernambuco, quando diversos líderes liberais, com tropas que haviam reunido nos engenhos à oeste deste município, entraram na sede da Vila e, com apoio dos políticos locais, declararam a primeira Junta Constitucional Provisória da Província. Diante deste fato, alguns historiadores conferem, em linguagem hiperbólica, a Goiana a primazia da autonomia do jugo português. E, por extensão, um protagonismo vanguardista na Independência do Brasil.
No projeto, Eduardo Batista defende que o Bicentenário da Junta Governativa de Goiana seja celebrado, sempre que oportuno, no âmbito de todo o município, em especial, nas práticas pedagógicas da rede municipal de ensino. Por este motivo, o presidente do Poder Legislativo se reuniu com o vice-prefeito e secretário de Educação, Fernando Veloso, nesta quarta-feira (12/05).
"É muito importante que os nossos jovens saibam mais sobre a rica história da nossa cidade. Por isso conversamos com o secretário de Educação. Tenho certeza que através de nossa iniciativa esta nobre página da história goianense, que tanto nos orgulha, será devidamente destacada nas nossas escolas e passará a ser de conhecimento de mais e mais pessoas", ressaltou o presidente da Câmara.
Também participaram da reunião o Assessor Parlamentar da Câmara, Wilfred de Albuquerque Gadelha, um notório conhecedor da história do município, o secretário de Articulação Política do Governo, Eudes Marconi Morais, e o diretor de Educação, Lenilton Morais.
ASCOM/CMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário