Atendendo ao convite do senador Humberto Costa, o presidente da Câmara Municipal de Goiana, Eduardo Batista, participou de uma visita técnica às instalações da Hemobrás, na manhã desta segunda-feira (24/04).
Também estiveram presentes na ocasião, a senadora do Rio Grande do Norte, Zenaide Maia Calado, o presidente da Hemobrás, Antônio Edson Lucena, o prefeito de Goiana, Eduardo Honório, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE), Artur Belarmino, o assessor técnico do Cosems/PE, Elthon Chaves, entre outras autoridades.
Na ocasião, representou o Poder Legislativo Municipal e contribuiu com o debate sobre a importância da Hemobrás para o Sistema Único de Saúde (SUS), para Pernambuco e para o município.
"Esta visita técnica ocorre em um momento de grande importância para o futuro da Hemobrás, uma vez que no Congresso Nacional está tramitando a Proposta de Emenda à Constituição nº 10, que autoriza a comercialização de plasma, componente do sangue, em nosso no país", destacou o presidente da Câmara Municipal.
Atualmente, esse tipo de comércio é proibido, assim como a comercialização de tecidos e órgãos. De acordo com a Política Nacional de Sangue, é o Sistema Único de Saúde (SUS) que controla e fiscaliza o serviço para a produção de hemoderivados.
“É um tema extremamente sensível e muito perigoso. Sangue não é comércio, não pode virar produto de mercado. A Hemobrás tem um papel fundamental nisso. Quando concluída, terá condições de atender a todo o SUS. Então, o que precisamos é apoiá-la, e não abrir uma área tão sensível como essa à iniciativa privada”, explicou o senador Humberto Costa.
Após a visita técnica, ainda foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores do Recife, durante a tarde. Na oportunidade, estiveram presentes representantes da sociedade civil, do Ministério da Saúde e lideranças de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário