Nesta quinta-feira (11/07), às 19h, a Câmara Municipal de Goiana irá realizar uma Sessão Solene, no plenário da Casa José Pinto de Abreu, para a entrega do Título de Cidadão Goianense ao senhor Salmo Valentim da Silva.
A honraria será concedida através do Projete de Decreto Legislativo Nº 027/2023, de autoria do vereador Ibson Gouveia e que foi aprovado de forma unânime pelos parlamentares goianenses.
Salmo Valentim é o sexto dos 11 filhos do casal José Valentim da Silva e Lucila Maria da Silva. Nasceu em 3 de maio de 1970, na maternidade São João da Escócia, no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife. Ele teve uma infância simples, boa parte dela vivida na Usina Cucaú, no município de Rio Formoso, seguindo os passos do pai e seu ídolo, que era serralheiro mecânico, entrou para a indústria sucroalcooleira assim que completou a maior idade.
Na cidade de Rio Formoso, teve seu primeiro emprego com carteira assinada e fez amizades verdadeiras que carrega ao longo de todos esses anos. Em 2 de julho de1992, Salmo foi trabalhar na Usina Santa Tereza, em Goiana.
Há 31 anos, compõe o quadro de funcionários da empresa. Foi no município que seu espírito de liderança se revelou, assim como um enorme senso por justiça social, onde essa combinação poderosa, o levou em 1999 à diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sintriaaep).
Quatro anos depois, logo em sua primeira participação em uma eleição, recebeu 1.130 votos e elegeu-se vereador de Goiana pelo PTC. Entre 2004 e 2008, Salmo apresentou 19 projetos e se notabilizou por sua voz ativa em defesa dos trabalhadores e por iguaidade social. Durante os quatro anos de mandato, compôs a base de oposição e foi incansável pelas pessoas que mais precisavam. Em 2008, apesar do aumentar a número de votos recebidos, 1.356, não conseguiu se reeleger por conta do coeficiente partidário.
Salmo se formou em Administração, Direito e Economia e trabalhou como árbitro profissional de futebol, carregando inclusive o escudo da CBF. Sempre uma voz ativa entre os trabalhadores do setor sucroalcooleiro, em 22 de novembro de 2018, foi eleito o 15° presidente da história do Sintriaaep, um dos mais relevantes sindicatos em atividade no país atualmente.
Desde então, vem promovendo uma verdadeira transformação no sindicato onde o mesmo modernizou a sede, ampliou os serviços oferecidos à categoria, sorteou mais de R$ 2 milhões em prêmios aos associados, incluindo 14 carros e 35 motos Okm, resgatou a credibilidade da entidade junto aos trabalhadores e às empresas.
Mas, nada se compara a duas conquistas recentes, os reajustes salariais de 15% em 2022 e 5% em 2023. Esses percentuais fizeram dos trabalhadores da indústria do açúcar e do álcool de Pernambuco uma das poucas categorias do País a receberem aumentos superiores ao INPC acumulado no período.
Entre os serviços ofertados pelo sindicato, destacam-se a Rede Odonto, que é composta por 11 clínicas próprias e realiza mais de 21 mil atendimentos gratuitos por ano, entre associados e seus familiares, e a assessoria jurídica para os trabalhadores nas áreas trabalhista, previdenciária, de família, consumidor e cível. O Sintriaaep ainda conta com Rede de Benefícios, Seguro de Vida e Auxílio Funeral para todos os seus associados.
Mantendo o foco na defesa da categoria, Salmo restabeleceu com as usinas um diálogo pautado no respeito, na franqueza e na admiração mútua, entendendo que a boa relação entre o capital e o trabalho é fundamental para o crescimento do setor e a manutenção dos empregos. Durante o seu mandato, nenhuma usina fechou as portas em Pernambuco e três cooperativas foram ativadas com ajuda e participação direta do sindicato, ampliando as vagas no setor.
Salmo está em seu segundo casamento. No primeiro, teve dois filhos: Julianna e Kallil Valentim, que são nascidos na cidade de Goiana. No atual, com sua esposa Thais Valentim, têm os gêmeos Marianna e Murillo Valentim, de 1 ano e 9 meses.
Atualmente com 54 anos, Salmo curte a paternidade com a mesma vitalidade que entrou no setor sucroalcooleiro em 1988 e se mostra tão motivado como no início da carreira para continuar defendendo os trabalhadores da indústria sucroalcooleira de Pernambuco, assim como os municípios que têm suas histórias entrelaçadas com setor do açúcar, como é o caso de Goiana, cidade que tem um lugar cativo em seu coração.
A solenidade será aberta ao público e transmitida ao vivo pelos perfis oficiais da Câmara Municipal de Goiana no YouTube e no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário