sexta-feira, 12 de julho de 2024

Através da propositura do vereador Alexandre Carvalho, a Câmara Municipal entregará Título de Cidadão Goianense para o senhor Jones Albuquerque

 


A Câmara Municipal de Goiana irá realizar uma Sessão Solene, no Plenário da Casa José Pinto de Abreu, na noite de sexta-feira (12/07), às 19h00, para conceder o Título de Cidadão Goianense ao senhor Jones Carlos de Albuquerque Ferreira.

A homenagem será realizada através do Projeto de Decreto Legislativo Nº 016/2023, de autoria do vereador Alexandre Carvalho e aprovado por todos os demais parlamentares goianenses.

Jones Albuquerque é recifense do bairro do Hipódromo, nasceu no dia 9 de maio de 1936, filho do casal Lourival Carlos de Carvalho Ferreira e Ana Justina de Albuquerque Ferreira. Graduou-se em pintura e escultura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco. É apaixonado pelo carnaval, teve importante participação na organização do enredo da troça carnavalesca mista Destemidos de Campo Grande, levando essa agremiação a conquistar seu primeiro título.

Convidado pelo senhor Josabar Emiliano da Silva, presidente do Clube das Pás, recebeu a missão de desenvolver o enredo "Casa Grande e Senzala", tendo o Clube das Pás conquistado o título de campeão da primeira categoria de clubes, e a honraria da exposição das fantasias do clube no Museu do Estado de Pernambuco, ocasião em que o sociólogo Gilberto Freire fez um agradecimento aos integrantes do Clube das Pás, pelo belo desfile no Carnaval, apresentando o enredo, baseado em seu livro Casa Grande e Senzala.

Como carnavalesco, Jones também prestou seus serviços ao Clube Vassourinhas, de Recife, aos Blocos carnavalescos Banhistas do Pina, Inocentes do Rosarinho, e Madeiras do Rosarinho. Ele também idealizou e confeccionou diversos estandartes para clubes, troças e maracatus de Recife, Olinda, e cidades circunvizinhas; sendo o último a ser por ele confeccionado, foi o estandarte do Clube carnavalesco Galinho do Brasil.

Além de sua paixão pelo carnaval, Jones, também dedicou grande parte de sua vida a museologia; e aproximando-se do museólogo Dom Idelbrando, colaborou com a fundação do Museu de Artes Sacras de Olinda, sendo o seu primeiro diretor.

Sua história em Goiana teve início em uma procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos, quando aconteceu um incidente com o andor, já passando pelo Convento de Santo Alberto. Neste incidente, a imagem sofreu uma avaria, quando Severino Campos junto a Toinha Lira, contactaram Jones e solicitaram que o mesmo viesse a Goiana para realizar o trabalho de reparação na avaria; porém, por ser amigo de Luiz Gomes e também por está ocupado com a direção da memória musical do Estado de Pernambuco, não foi possível vir.

Dias depois, Toinha Lira junto a Marcos Rabelo, convencem Jones a vir a Goiana para realizar o restauro da imagem de Bom Jesus dos Passos, e a partir deste momento ele foi contratado pela Prefeitura Municipal, na gestão do então prefeito Antônio Carlos, permanecendo em Goiana até o final da gestão do Prefeito Frederico Gadelha.

Face aos muitos anos de sua dedicação em cuidar do museu de Arte Sacra de Goiana, suas ações em prol da cultura, e seus inúmeros trabalhos no tocante ao carnaval, sendo a maioria realizados gratuitamente, o vereador Alexandre Carvalho propôs esta justa homenagem ao senhor Jones Albuquerque. 

A solenidade será aberta ao público e transmitida ao vivo pelos perfis oficiais da Câmara Municipal de Goiana no YouTube e no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário